segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Rato Demoniaco

Direto dos Reinos de Ferro para Tormenta! Conheçam os ratos demoníacos (apresentados na aventura A Mais Longa das Noites), uma praga de ND 1/2 ideal para você aporrinhar seus jogadores nos primeiros níveis. Estatísticas para Tormenta RPG

Rato Demoníaco
Estas enormes ratazanas lembram a cruza entre um rato e um símio. São tão altas quanto um halfling e apresentam uma linha de espinhos por sobre as costas. Boatos dizem que estas criaturas agressivas são produto de um experimento mágico fracassado de um ex-aluno da Academia Arcana, se espalhando rapidamente pelas cidades do continente.
Não são muito inteligentes, atacando apenas com seus gigantescos dentes. Costumam a se organizar em bandos de 5 a 20 indivíduos, protegendo áreas que considerem apropriadas para seus ninhos. As fêmeas dão a luz entre 4 a 8 filhotes, com 3 meses de gestação. Ratos demoníacos alcançam a maturidade com 8 meses e sua expectativa de vida é de 3 anos no máximo.
São muito comuns em Valkária, onde se alimentam dos restos das feiras e infestam os esgotos e a favela dos goblins. Apesar de sua afinidade natural com ratos comuns, a maioria dos goblins parece incapaz de controlar estas criaturas, e é comum que se organizem para eliminar infestações perigosas (não é raro ratos demoníacos atacarem crianças goblins na favela). No entanto, foi relatado que alguns goblins domadores de ratos talentosos têm conseguindo adestrar alguns filhotes, e já existem rumores de rinhas pela cidade.
Depois de Valkária, a segunda maior infestação registrada é em Fross, a imunda capital de Callistia. Ratos demoníacos são excelentes nadadores, atravessando facilmente a maioria dos rios de Callistia e escondendo-se em embarcações. A terceira maior infestação é em Vectora, onde habitam os subterrâneos da cidade voadora. Dizem que Vectorius deseja fulminar quem teve a brilhante idéia de levar estas criaturas para sua cidade. Alguns culpam os baloeiros goblins.
Algumas pessoas afirmam que o sangue de rato demoníaco possui propriedades mágicas, podendo ser usado no barateamento de poções. Não se sabe se estas afirmações são verdadeiras ou apenas charlatanice, mas sabe-se que estes animais transmitem diversas doenças, então não aconselho beber seu sangue!

Rato Demoníaco (ND ½)
Animal 1, Pequeno, Neutro
Iniciativa +2
Sentidos: Percepção +4, faro.
Classe de Armadura: 13 (+2 Des +1 tamanho).
Pontos de Vida: 3.
Resistências: Fort +3, Ref +4, Von +0.
Deslocamento: 9m, natação 6m.
Ataques corpo-a-corpo: mordida +2 (1d4).
Habilidades: For 10 (+0), Des 14 (+2), Con 12 (+1), Int 3 (-4), Sab 11 (+0), Car 4 (-3).
Perícias e Talentos: Furtividade +6, Percepção +2; Acuidade com Arma (mordida).
Febre do Esgoto: Ataques de mordida que causem dano tem 50% de chance de expor a vítima a Febre do Esgoto (Tormentão, pg.226). Há também 20% de chance de exposição ao entrar em contato com as fezes destes animais, ou remexer seus ninhos.
Ao ser exposto a doença, a vítima deve passar num teste de Fortitude (CD 14), ou estará contaminada, sofrendo 1d3 de dano em Destreza e Constituição. A vítima deve repetir o teste todos os dias para evitar sofrer dano novamente. Dois sucessos seguidos indicam que a vítima está curada. Crianças que recebam 6 ou mais pontos de dano em Destreza ficam paralíticas, mesmo se curadas depois.
Tesouro: nenhum

BASTIDORES:
A adaptação do rato demoníaco para TRPG teve algumas mudanças, o deslocamento diminuiu para 9m (antes era 12m), como está no Manual de Criação de Monstros, e adicionei Acuidade com Arma (mordida), para que seus ataques não fossem +0 (o original era +1).
Também adicionei Febre do Esgoto para ficar mais perigoso e ensinar a aventureiros ambiciosos o que pode acontecer quando mexemos com as mãos nuas em ninhos de ratos a procura de moedas…
A idéia de colocar Fross como uma das cidades infestadas, é porque vejo muitas semelhanças entre a capital de Callistia e Corvis – cidade dos Reinos de Ferro onde ocorre a Trilogia do Fogo das Bruxas – Inclusive, estou mestrando esta campanha em Arton e usando Fross como cidade principal.
Este artigo foi publicado originalmente na Área de Tormenta 1.0 em 03/09/2010.
A imagem usada na abertura do artigo pertence ao artista Jay Odjick. A imagem do miolo do artigo é propriedade da Privateer Press Inc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário